Notícias Contábil São Thiago - Contabil São Thiago


Ir para o conteúdo

Bancos já antecipam restituição do IR 2019; confira os cuidados e as taxas

Contabil São Thiago
Publicado por em Atualidade ·
Bancos já antecipam restituição do IR 2019; confira os cuidados e as taxas

Já entregou sua declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019 ou pretende prestar contas ao Leão nos próximos dias, já de olho na restituição?

A Receita Federal já divulgou o calendário de devoluções, com sete lotes liberados de junho a dezembro deste ano. Mas, se o contribuinte não pode esperar tanto para ter o dinheiro de volta, os bancos oferecem linhas de antecipação de IR. Confira abaixo:

Os especialistas, no entanto, sugerem cuidado. A recomendação é que os contribuintes só contratem a antecipação de IR se estiverem precisando do valor com grande urgência. Também é preciso pesquisar e comparar se as taxas são mais vantajosas do que as de outras linhas de crédito. O cliente deve avaliar o Custo Efetivo Total (CET) da operação, pois não é apenas o valor dos juros que determina se um empréstimo é mais vantajoso do que outro. Além dos juros, as instituições financeiras cobram taxas e impostos para realizar esse tipo de operação, como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O contrato deve ser lido com bastante atenção. E o correntista tem que ter em mente que, se a restituição não sair nos lotes regulares da Receita Federal porque caiu na malha fina, aquele empréstimo deverá ser quitado em uma data limite estabelecida pela instituição financeira. Em geral, o prazo se encerra este ano.

Bradesco

A linha é oferecida para os clientes que indicarem o Bradesco para receber suas restituições. Os interessados poderão antecipar até 100% da restituição, com valor máximo de até R$ 50 mil. A taxa de juros é a partir de 1,79 % ao mês. O crédito deverá ser quitado em uma única parcela. O prazo limite de quitação será 13 de dezembro de 2019.

Correntistas com crédito pré-aprovado podem contratar a linha pelo aplicativo do banco, pelo internet banking e pelo terminal de autoatendimento. Se procurar diretamente uma agência, o cliente deve apresentar cópia do recibo/protocolo de entrega da declaração de Imposto de Renda 2019. Caso não seja correntista, será necessário abrir uma conta-corrente e indicar o banco para receber sua restituição.

Itaú

A linha para antecipar a restituição do Imposto de Renda é chamada de Credipré IR. A contratação estará disponível a partir de 8 de março, tanto nas agências quanto nos canais eletrônicos de atendimento, como internet banking, aplicativos móveis (mobile banking), caixas eletrônicos e telefone. Para clientes com crédito pré-aprovado, não é necessário apresentar a declaração do imposto.

As taxas de juros variam de acordo com o histórico do cliente. Os correntistas podem acessar a linha de crédito com valor pré-aprovado ou ter até 100% da restituição. Mas se preferirem obter um valor maior, podem solicitar uma proposta.

Santander

A linha de crédito que antecipa a restituição de IR já está disponível. A contratação poderá ser feita até 30 de outubro de 2019. As taxas variam de 3,69% a 5,99% ao mês, dependendo do perfil do cliente.

É possível receber até 100% do valor da restituição no mesmo dia da contratação do empréstimo. São elegíveis os clientes que indicaram suas contas-correntes no Santander para o crédito das restituições do IRPF 2019.

O contrato será liquidado automaticamente, assim que a Receita Federal creditar o dinheiro na conta do cliente. A data limite será 20 de dezembro de 2019. A linha pode ser contratada via aplicativo, internet banking, central de atendimento telefônico e agência. Neste último caso, basta apresentar a declaração enviada.

Caixa Econômica Federal

O empréstimo pode ser solicitado pelos clientes que indicarem a instituição financeira para receber suas restituições. O interessado deve se dirigir à agência em que tem conta e apresentar o recibo de entrega da declaração do IRPF 2019, além de documentos pessoais.

A linha de crédito tem taxa de juros a partir de 2,10% ao mês. O pagamento do empréstimo será debitado em conta-corrente, no momento em que for creditada a restituição, ou no dia 30 de dezembro de 2019. O limite de crédito é de até 75% do valor da restituição, a depender do resultado da avaliação de risco.

Banco do Brasil

A instituição já oferece a seus correntistas a linha de crédito na qual é possível antecipar até 100% do valor a ser restituído, limitado a R$ 20 mil, conforme o perfil do cliente. O pagamento será feito na data do crédito da restituição ou no vencimento do contrato, no dia 15 de janeiro de 2020, o que ocorrer primeiro.

Quem optar por usar o aplicativo BB ou o internet banking poderá enviar o recibo da declaração no momento da contratação, sem precisar ir à agência para entregar o documento. Neste caso, o banco promete taxas de juros mais atrativas, a partir de 1,79% ao mês (de acordo com o perfil do cliente). A linha também pode ser contratada nos terminais de autoatendimento e nas agências.

Patricia Valle

Fonte: Extra via Portal Contábeis
ENVIADO POR
FRANCIELE SOARES



Av. Getúlio Vargas nº 92
Pouso Alegre
Minas Gerais

(35) 3422-1428 3421-2611 - WhatsApp (35) 98879-3208
Segunda a sexta das 08:00 as 11:30
Das 13:00 as 17:30 (sexta-feira até as 17:00)


contato@contabilsaothiago.com.br
Desenvolvimento Website New
Voltar para o conteúdo